Quatro visitas por ano ao dentista reduzem 69% das cáries em crianças, diz ABO

Se para os adultos duas visitas anuais ao dentista são suficientes, para as crianças a recomendação pode ser diferente. De acordo com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), dobrar o número de visitas ao consultório odontológico pode reduzir em até 69% a incidência de cáries entre os pequenos de 0 a 3 anos.

“O atendimento odontológico nesta faixa etária, quando realizado com frequência de quatro vezes ao ano, mostra declínio de cárie de 69%. Além disso, durante a consulta, o especialista pode orientar a mãe para a promoção de hábitos corretos de higiene para ela e para o bebê”, explica a cariologista e consultora da ABO Sonia Groisman.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, no Brasil, crianças de 18 a 36 meses já têm em média um dente cariado, sendo que no Sudeste a ocorrência de cárie nesta faixa etária varia ente 31% e 39%.

Além dos cuidados já conhecidos em higiene bucal (escovação dos dentes após as refeições, uso do fio dental, limpeza da língua e das bochechas), uma alimentação balanceada, com controle de consumo de açúcar, por exemplo, certamente ajuda a conservar a criança (e mesmo o adulto) com uma boa saúde bucal.
Fonte: Extra