Endodontia

É responsável por tratar doenças nos canais radiculares (raízes) dos dentes. As causas destas doenças podem ser muitas, como cáries não tratadas a tempo, traumas dos mais variados tipos e outras patologias endodônticas.

O tratamento do canal da raiz dentária consiste na retirada da polpa do dente, que é um tecido encontrado em sua parte interna. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido. Este procedimento veda o canal.

Alguns anos atrás, os dentes com polpas infeccionadas ou mortificadas eram extraídos. Hoje em dia, um tratamento de canal salva muitos dentes que de outra forma teriam sido perdidos.

Porque é importante tratar a endodontia/tratamento de canal?

Tratar o canal do dentes lesionado é importante para:

– Evitar a necessidade de extração do dente.
– Prevenir infecções que podem ser muito perigosa.

Quais são os procedimentos para se tratar de um canal dentário?

Processo de Endodontia

 

O tratamento de canal é feito em várias etapas, realizadas em várias visitas ao dentista, dependendo do caso. Primeiramente, é feita uma abertura na da parte posterior de um dente frontal ou na coroa de um dente posterior, molar ou pré-molar.

Em seguida a polpa infeccionada é removida (pulpectomia). O espaço pulpar e os canais são esvaziados, alargados e limados, em preparação para o seu preenchimento. Uma restauração temporária é colocada na abertura da coroa, a fim de proteger o dente no intervalo das visitas.

Para finalizar o tratamento, a restauração temporária é removida e a cavidade da polpa e os canais são preenchidos permanentemente. Um material em forma de cone (flexível) é inserido em cada um dos canais e geralmente selado em posição com um cimento apropriado. Uma coroa é geralmente colocada sobre o dente para restaurar seu formato e lhe conferir uma aparência natural. Se o dente estiver fraturado ou muito destruído pode ser necessário colocar um pino cimentado no canal antes da confecção da coroa.

comentários